quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Origem Dia da Árvore

    No dia 21 de setembro comemora-se o dia da árvore, e a escolha da data originou-se em razão da chegada da primavera. Mas antes da escolha dessa data, acontecia no país, na última semana de março, a festa Anual das Árvores, instituída pelo presidente Castelo Branco, a partir de 1965.
Mais adiante, a árvore ganhou um dia especial em virtude de sua importância para a vida humana e também com a chegada da primavera, onde ganham nova vida, abrem lindas flores que dão origem a novas árvores.Com a chegada da primavera podemos ver as cidades mais alegres, pois essas se enchem de flores de todas as cores.
     Muitos pensam que a árvore que simboliza o Brasil é o pau-brasil, em razão do nome, mas esse título cabe ao ipê amarelo, uma das cores que representam o nosso país. O pau-brasil encontra-se em extinção, pois foi muito contrabandeado por ser uma madeira de cor avermelhada e de aparência nobre. Além dessa, o jacarandá, o mogno e o pinheiro também se encontram nas mesmas condições de extinção
    As árvores são plantas que possuem um caule lenhoso e são constituídas por raiz, caule, folha, flor, fruto e sementes. São elas que nos fornecem o ar que respiramos, além das frutas e outros tipos de alimentos; a madeira para construção de móveis, casas, objetos decorativos, cercas; também fornecem remédios; celulose, matéria-prima para a fabricação de papel.
Em face da vida moderna e do aumento da população mundial, às necessidades dos homens em construir novas moradias e melhorar suas condições de vida, as árvores acabaram sendo alvo de destruição, pois grandes áreas foram desmatadas para a construção das cidades.
    O contrabando de madeiras também fez com que grandes áreas fossem destruídas, principalmente na floresta amazônica, onde o acesso a outros países é mais fácil e próximo. Os prejuízos seriam menores se fossem plantadas novas árvores nos lugares das devastações, mas o tempo que levam para crescer é muito grande.
     O homem precisa ter consciência de que as plantas também são seres vivos e que levam tempo para se desenvolverem. Uma árvore leva longos anos para ficar bem desenvolvida e algumas são tão velhas que são tombadas como patrimônio histórico, devendo ser preservadas.Fonte: http://www.brasilescola.com
     A árvore nos auxilia com: sua sombra,frutos,flores,madeiras,mantém a umidade do ar, diminui a poluição, forma barreiras contra o vento, impede a erosão, etc.Devemos  preservá-las!

Escrito em 21.9.2012 por Equipe GreenNation
Você preza pela sua saúde? Então preserve as florestas!
Em homenagem ao Dia da Árvore, 21 de setembro, o Green Nation mostra quais os benefícios que o ser humano e a natureza podem desfrutar mantendo as nossas florestas em pé.

      O Guaraná é um arbusto originário da Amazônia, encontrado no Brasil, Peru, Colômbia e Venezuela, cultivado principalmente no município de Maués AM e na Bahia. Seu nome científico é Paullinia cupana Kunth e pertence a família Sapindaceae. O nome Paullinia foi atribuído por Lineu ao género a que pertence o guaraná em homenagem ao médico e botânico alemão Simon Pauli. É também conhecido por uaraná, narana, guaranauva, guaranaina, guaraná cerebral e guaraná-da-amazônia.
     O Guaraná é um arbusto  pertencente à família das Sepindáceas, Paullinia Cupana.
Sua casca é escura e as cascas são pinadas. As flores de tamanho médio são muito aromáticas, e os frutos, vermelhos e brilhantes, quando secos tornam-se pretos.
      Ele é muito empregado como planta medicinal para evitar a arteriosclerose, e auxiliar nos problemas do coração e das artérias, funcionando como um notável cardiovascular.
Pode também ser usado como sedativo e adstringente intestinal, na ocorrência de diarréias crônicas.
Suas sementes após torradas e moídas, convertidas em massa, é utilizadas no comercio como pó de guaraná, e serve para o feitio de refrescos e refrigerantes.
Informações sobre a planta e suas partes
por que a planta recebeu tal nome científico

Propriedades e benefícios do milho
O milho é um cereal cultivado em grande parte do mundo. No Brasil, seu consumo está relacionado à cultura brasileira – em festas juninas, com receitas tradicionais como :curau, pamonha, bolos, cozido em espiga e outros. O grão também pode ser utilizado em uma variedade de aplicações culinárias como: canjica, tortas ou de qualquer outra forma.
O milho tem muitas propriedades que contribuem bastante para a nossa saúde. É uma ótima fonte de energia e sabemos que ele é bem usado em várias receitas.

Ele tem várias propriedades sendo carboidratos, vitaminas B1 e E e sais minerais. A vitamina B1 contribuem na regularização do sistema nervoso e o aparelho digestivo, o milho tem os seus nutrientes para fortalecer mais o nosso organismo. A vitamina E tem propriedades antioxidantes e que combate a degeneração muscular, protege o sistema reprodutor. As propriedades e benefícios do milho são muitas .Quando consumimos o milho seja qual forma for, estamos nos alimentando de algo saudável e que nos proporciona bem estar como o fósforo que tem papel fundamental no nosso cérebro. O milho é rico em proteínas e em carboidratos e é um dos poucos alimentos que não sofre alteração em suas propriedades, mesmo se enlatado em conserva, ou congelado.
Para escolher uma espiga de milho que seja realmente nutritiva, verifique se as cascas são verdes, e depois de abertas, se os grãos estão apertados entre si, e se estão graúdos.Se não for cozinhar o milho logo após a compra, guarde-o na geladeira. A baixa temperatura vai preservar o açúcar natural e a vitamina C.
Caso comprá-lo ainda na casca, conserve-o nela. Vai ajudar a manter a umidade natural. Mas se quer realmente saborear uma espiga de milho com todas as propriedades intactas, deve-se cozinhá-la o mais rápido possível. O milho pode ser consumido em receitas doces ou salgadas, pode facilmente ser agregado ao nosso menu diário. Ou simplesmente, acrescente grãos de milho na salada. Com tantas propriedades benéficas, o importante é consumi-lo não é mesmo?  Você encontra várias receitas deliciosas postadas no  link abaixo.
cantinhodasreceitas-blogdacleides.blogspot.com/
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário